Complexo da Fumaça

É composto por quatro cachoeiras, sendo elas: a da Fumaça, Cachoeira Fundo da Fumaça, Cachoeira de Cima da Fumaça, Véu da Noiva, Cachoeira do Luciano e Cachoeira da Serrinha.

Cachoeira da Fumaça
Assim denominada por suas águas provocarem uma espécie de fumaça que se desprende constantemente, é um belíssimo espetáculo da natureza e cartão postal de Carrancas. Situada a seis quilômetros da cidade, é de fácil acesso e possui um complexo de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais. Está localizada no leito do ribeirão de Carrancas, o principal da cidade, sua queda atinge cerca de 40 metros e por conta de sua vazão e força, nos idos de 1953 construiu-se neste local a segunda usina hidroelétrica de Carrancas.

Cachoeira Véu da Noiva
É uma das quedas mais altas do município, suas águas são puras e cristalinas e apesar de seus poços serem pequenos, são incrivelmente belos. Na parte de cima, existem algumas piscinas naturais com um visual incrível das serras de Carrancas e um muro de pedras construído pelos antigos escravos da região. É formada pela junção de dois córregos, da Serra e do Café, afluentes do ribeirão de Carrancas.

Cachoeira do Luciano
Também localizada no ribeirão de Carrancas, o principal rio do município, dispõe de inúmeras quedas d´água, poços e piscinas naturais. Esta queda possui um pequeno poço para mergulho e existem algumas piscinas naturais ao longo do leito do rio que dão conta do recado! Bem próximo desse local, um outro afluente chamado Jardim Botânico, guarda escondido as cachoeiras da Serrinha, duas belas quedas, ótimas para relaxar e entrar em sintonia com o meio ambiente.

Cachoeira da Serrinha
Situada a 7 km do centro da cidade, pela estrada que leva à Fumaça. Afluente chamado Jardim Botânico, esconde as cachoeiras da Serrinha, três lindas quedas, excelentes para relaxar e curtir o ambiente.