Zilda

 

o nome do local é referência a uma das mais belas jovens, filha de Carrancas, que segundo a lenda, nos finais de tarde, era vista se banhando nua nas águas da cachoeira. São três as principais cachoeiras com ótimas condições para o banho, fácil acesso por trilha e diversas outras menores ao longo do leito do rio. Habitat natural preservado de diversas espécies vegetais e animais, que povoam seus rios, matas de galeria e cerradão.

Escorregador da Zilda
Um local imperdível! Diversão garantida aos amantes da natureza, esse escorregador com cerca de dez metros, faz a alegria das crianças e de muitos adultos que gostam de um pouco mais de emoção.

Racha da Zilda
É sob este pitoresco nome que se esconde uma das maiores maravilhas de Carrancas. Um local de difícil acesso, principalmente no verão, que requer boa dose de adrenalina aos visitantes. Trata-se de um belo caminho, por onde se entra mergulhando em suas águas frias e que esconde uma bela surpresa àqueles mais curiosos. Ideal para aventureiros e exploradores de plantão.

Cachoeira dos Anjos
Nem tudo está perdido para os que não entrarem na Racha, pouco antes, a natureza brinda-os com uma bela cachoeira de cerca de 25 metros, ótima para relaxar após a trilha. Suas águas juntam-se com as da Racha, formando uma das cabeceiras do rio Capivari.

Gruta da Zilda
Linda gruta esculpida no quartzito, possui cerca de 150m de extensão e é de fácil travessia, alguns morceguinhos e um pequeno rio subterrâneo alegrarão sua travessia. Não se preocupe, a gruta é de fácil acesso e o interior bem amplo. Vale a pena conhecer!

Poço da Proa
Este poço leva este nome por ter a ponta de uma enorme pedra por cima da corredeira, como se fosse a proa de um navio. Trata-se de um local muito lindo e surpreende todos os amantes da natureza, que ao chegar a este local, deparam-se com uma enorme corredeira e um lindo poço, ótimo para banho. Ao lado da corredeira o cenário convida o caminhante a descansar e desfrutar da paisagem deslumbrante.

Guatambu
O acompanhamento de um guia é essencial para se chegar a este local, que vale todos os esforços. Ao caminhar por dentro do leito de um pequeno rio passando pelas pedras pode-se desfrutar de um local mágico, com uma vegetação nativa preservada. A cachoeira forma uma coluna e o banho é um dos mais energizantes e purificadores que você irá experenciar.

Cachoeira dos Índios
Possui uma bonita queda, um poço refrescante repleto de pequenos peixes e uma prainha ótima para crianças e adultos. É a cachoeira com o melhor e mais fácil acesso.

Cascata da Zilda
Local especial com uma enorme queda, um poço ótimo para nadar e uma prainha perfeita para um piquenique.

Poço do Saci
No caminho da racha da Zilda, você encontra uma trilha para chegar a este local, um lindo poço com hidromassagem natural e um cenário paradisíaco.

Inscrições Rupestres
Existem algumas pinturas e alguns artefatos líticos encontrados na área da Zilda, o que nos remete à origem do povoamento na região. A época dos coletores-caçadores. Embora não estudados, estes materiais exprimem grande valor histórico e científico e, portanto, devemos aos moradores locais, os méritos pela preservação e valorização destes patrimônios.